Dicas para atrair Clientes para a sua Loja Virtual

Dicas para atrair ClientesNeste artigo há uma relação de Dicas para atrair Clientes para a sua Loja Virtual.

Se o seu e-commerce possuí centenas de produtos cadastrados, você foi bem exigente em relação às fotos, escolheu o melhor layout possível, criou os banners mais bonitos e mesmo assim o seu e-commerce não atrai clientes.

Se você se identificou com o texto acima saiba que não é o único!

Com o crescimento do e-commerce no Brasil, diversos empreendedores resolveram criar uma versão online das suas lojas físicas, só que esqueceram que na internet não existe o “P” de ponto (ou praça), lembrando que possuir uma boa localização é essencial para uma loja física de sucesso.

 

Na internet, para atrair clientes para a sua loja, é necessário, antes de tudo, ter uma Estratégia de Marketing Digital definida. Listamos aqui 5 dicas que, se forem executadas de acordo com a sua estratégia, vai atrair muitos clientes para a sua Loja Virtual:

 

1º) Links Patrocinados

Boa parte da navegação na internet tem início em um buscador, ou mais precisamente no Google. A maioria das pessoas que busca mais informações sobre um determinado produto ou serviço usa o Google para descobrir o que deseja.

Desta forma, se você quer atrair clientes para a sua Loja Virtual,  os seus produtos/serviços terão que aparecer no Google!

Isso é Fato!

O ideal é que sua Loja Virtual apareça nos resultados orgânicos (sem custos), porém como só é possível exibir 10 resultados por página, talvez fique difícil para a sua empresa disputar as colocações com os líderes de mercado.

Desta forma a estratégia é utilizar os Links Patrocinados do Google! O Google Adwords (como é chamado) é a plataforma de anúncios do Google.

A grande vantagem de utilizar o Google Adwords é que é possível ter resultados de curto prazo com um investimento programado.

Também é possível mensurar os resultados específicos de cada campanha, pois é fácil gerar diversos tipos de relatórios sobre o desempenho da sua campanha.

 

2º) Otimização SEO

A otimização de sites para buscas, ou, simplesmente “SEO” (Search Engine Optimization) como é mundialmente conhecida, é o nome dado ao grupo das técnicas utilizadas para que a sua Loja Virtual apareça nos primeiros resultados orgânicos (sem custos) dos buscadores.

O SEO é um dos assuntos mais discutidos em Marketing Digital, pois para gerar o resultado esperado é necessário aplicar com sucesso diversas técnicas em conjunto e não apenas algumas iniciativas isoladas.

Veja algumas vantagens da aplicação das técnicas SEO em sua Loja Virtual:

  • É a mais econômica e eficiente forma de atingir clientes potenciais.
     
  • Possui alto índice de conversão, cinco vezes maior do que uma visita gerada por um banner (fonte: Yahoo! Search Marketing).
     
  • Trabalha a marca da empresa, através da percepção da marca construída na relação de produtos e serviços pesquisados à marca da empresa.
     
  • Possui custo fixo. Não se paga por cliques ou visitas, o valor é fixo independente do número de visitantes.
     
  • Trabalha nos resultados normais (naturais) dos sites de busca, que têm a preferência de cliques dos internautas.
     
  • Gera resultados em curto, médio e longo prazo, possibilitando a exploração de um número praticamente ilimitado de palavras-chave.
     

3º) Comparadores de Preço

A sua Loja Virtual possuí o preço mais baixo e/ou o menor prazo de entrega?

Faça o seu cliente descobrir isso!

Sites comparadores de preços são portais que possuem centenas de lojas cadastradas, com milhares de produtos cadastrados.
Exemplos: Buscapé, Zurra, BondFaro, Shopping UOL, cotacota, jacotei, etc.

Os comparadores de preço funcionam de forma muito parecida com a do Google Adwords, pois também cobram por clique.

A grande vantagem de utilizar os comparadores de preço é que, teoricamente, os visitantes destes tipos de sites são pessoas mais próximas de realizar a compra, pois já conhecem bem o produto que querem, restando a dúvida do “preço mais baixo” e “o melhor prazo de entrega”.

Outro fator importante é que os sites comparadores de preço costumam rankear as Lojas Virtuais de acordo com a qualidade de atendimento de cada uma.

Ter um “selo” que autentica a qualidade da sua Loja Virtual pode ajudar muito caso ela não seja muito conhecida do grande público.

 

4º) E-mail Marketing

Você já deve ter lido em algum lugar (inclusive no nosso blog) que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.

Bom, lendo este post até aqui, torço para que você já tenha se decidido a investir no Google Adwords, em sua Loja Virtual com as melhores técnicas de SEO e também em cadastrar os seus produtos e serviços em diversos comparadores de preços.

Se você realizar todas estas ações de forma correta vai conseguir atrair muitos clientes para a sua Loja Virtual e realizar diversas vendas!

Parabéns, mas e depois que o cliente comprou?

Você vai esquecê-lo e começar tudo de novo?

Vamos pensar juntos:

Você já sabe o nome do cliente e os seus outros dados pessoais, já sabe que ele gosta de determinado(s) produto(s) e o mais importante: Já foi criado um vínculo de confiança entre vocês, pois ele já comprou de você e ficou satisfeito (ficou satisfeito, né?!).

Bom, comparando este cliente com um cliente que acabou de conhecer a sua loja, me diga se é mais fácil você realizar a sua 2º venda para o cliente que retornou ou realizar a 1º venda para o novo cliente?
Resposta óbvia.

Agora você pode estar se perguntando:
Mas o que faço para o cliente “antigo” retornar a minha Loja Virtual?
Respondo com quatro itens: E-mail Marketing, Newsletter, E-mail Marketing e Newsletter.

Analise os seus dados de vendas e segmente os seus clientes, segmentação é a palavra mágica para o sucesso!

Envie e-mail marketing com promoções do “Produto A” para clientes que se interessem pela categoria do ”Produto A”.
Envie também promoções de produtos complementares ao “Produto B” para pessoas que compraram o ”Produto B”.
Envie sua Newsletter contendo artigos postados no Blog (que logo abaixo explico melhor). Se você tiver uma Loja Virtual que vende Raquetes de Tênis envie via Newsletter o post “10 motivos para jogar Tênis com o seu filho” para o cliente que comprou uma “Raquete de Tênis Infantil“.

A grande vantagem de utilizar o e-mail marketing é que, além de ser uma ferramenta eficaz e barata de marketing direto, também é uma ótima ferramenta para o processo de fidelização de clientes.
 

5º) Blog

Ter um Blog ativo em sua Loja Virtual com certeza é a estratégia mais correta, porém a mais difícil de ser executada.

Publicando artigos relevantes ao seu mercado de atuação com certeza você atrairá um público altamente segmentado e as chances deste público comprar um produto seu aumentam consideravelmente.

Se a sua Loja Virtual vende “Raquetes de Tênis“, por exemplo, publique estes tipos de artigos:

  • 10 dicas para quem joga tênis somente aos finais de semana.
     
  • Comparação entre a Raquete y e a Raquete x
     
  • Motivos para ensinar o seu filho a jogar Tênis
     
  • Como escolher a Raquete de Tênis ideal para você
     

Em um outro exemplo, no caso uma Loja Virtual que vende produtos elétricos, veja os artigos:

  • Como economizar 20% de sua conta elétrica gastando menos de R$400,00.
     
  • 10 motivos para a sua empresa ter um Sistema de Pára-Raio
     
  • O que é uma Instalação à prova de explosão?
     

Note que nos exemplos acima utilizamos o Blog para falar sobre assuntos relevantes para os clientes e não apenas para promover os produtos da Loja Virtual.

A grande maioria dos Blog corporativos é um fracasso por apenas realizar a autopromoção. Cuidado!

Uma outra dica interessante é ter um calendário editorial para o seu Blog. Se organize para ter x novos artigos publicados no mês ou em publicar um novo artigo a cada 7 dias. Lembre-se que um Blog desatualizado é um blog sem visitantes.

Já que sua empresa economiza milhares de reais do caríssimo aluguel do ponto comercial ao optar por ter uma Loja Virtual, invista em Marketing Digital para atrair clientes!

Com uma estratégia definida e ações interligadas você vai atrair muito mais clientes do que atrairia se estivesse com uma loja na rua mais badalada da sua cidade!