Às vezes precisamos de um programa simples, sem aqueles menus complexos, que nos permita recortar fotos, organizar nossas imagens, adicionar efeitos, corrigir erros, enfim, a velha dúvida de “como editar fotos“, mas que não nos faça aprofundar para conhecer programas do tipo Photoshop. Para satisfazer todas essas necessidades existe o Picasa, um excelente programa para editar fotos. Além das funcionalidades já citadas acima, também é possível remover os olhos vermelhos que aparecem em fotografias, endireitar fotos, redimensionar fotos, adicionar legendas, gravar um CD ou DVD de imagens, importar fotos de diversas fontes (Câmera Digital, CD, Pen Drive, etc.) e muito mais. Com o Picasa suas dúvidas de como editar fotos serão exclarecidas apenas usando-o, mas se você é daqueles que não gosta ou não quer aprender a editar fotos então você pode usar sites para fazer montagem de fotos. Agora não tem mais desculpa para não subir suas imagens no Orkut. Veja logo abaixo algumas imagens do programa para editar fotografias. Clique na imagem para ampliar.

Alguns dos possíveis efeitos:

Veja também o tutorial básico do Picasa para aprender diversas funcionalidades, tais como remover olhos vermelhos, endireitar fotos, entre outros. Espero que com esse programa as suas fotos de festas, eventos e momentos especiais recebam o tratamento merecido. Abaixo segue um link ensinando como editar fotos e também um link do guia básico do Google.

Nesse tutorial será ensinado as funcionalidades mais básicas do famoso programa para editar fotos Picasa. Como o programa tem várias funcionalidades no campo de edição de imagens, mais precisamente voltado para edição de fotografias, focaremos esse tutorial nas funcionalidades mais básicas e que acabam sendo úteis para diversas pessoas, seja ela uma fotógrafa profissional, amadora ou mesmo iniciante, e nos próximos tutoriais será abordado funcionalidades mais específicas do aplicativo. Porém, se você é daquelas pessoas que não gostam de editar fotos, então recomendo você usar sites para fazer montagem de fotos. Quem ainda não tem o Picasa pode baixa-lo neste link: http://picasa.google.com.br

Organizar fotos

Uma boa prática para aqueles que mexem com diversas imagens ao mesmo tempo é separa-las por tipo, data, tamanho, local ou qualquer outra característica possível, ou seja, gerencia-las de forma que o trabalho se torne eficiente e menos cansativo. Nesse aspecto o Picasa é um excelente programa para organizar fotos, com suas diversas funcionalidades simples e de forma transparente, e que torna a tarefa de “como organizar fotos” em uma prática do dia-a-dia. Na primeira vez que o programa é executado ele procurará em todo o computador arquivos de imagens para serem integrados ao Picasa. Logo em seguida será mostrada uma tela, conhecida no Picasa como Biblioteca, contendo uma coluna a esquerda do monitor com os Álbuns e Pastas existentes (figura 1).

Figura 1: Biblioteca do Picasa

Pasta

As pastas que o Picasa mostra são as mesmas encontradas no computador, inclusive com os mesmos nomes. Alterar uma foto de qualquer pasta, seja adicionando efeitos, mudando de lugar ou redimensionando, também irá afetar fisicamente o arquivo no HD, ou seja, redimensionar uma foto que estava na pasta “X” também fará que a foto no HD localizada na pasta “X” receba as alterações.

Álbum

Voltando ao assunto “como organizar fotos“, é recomendável a criação de álbuns e adicionar arquivos neles, ao invés de manipula-los diretamente em suas pastas. Para criar um album clique em Arquivo e depois clique em Novo álbum. Logo em seguida insira o nome do álbum e clique em OK. Verifique se o álbum criado encontra-se junto aos outros albuns (figura 1).

Depois de criado o álbum só nos resta adicionar arquivos nele, bastando para isso que você clique na imagem desejada com o botão direito do mouse, escolha a opção Adicionar ao álbum e clique no album desejado (figura 2).

Figura 2
: Adicionando um novo álbum

Importar fotos

O Picasa fornece a possibilidade de obtermos fotos de CD, imagens de pen drive, fotos de câmera digital, baixar fotos do celular, e outras mídias. Se você deseja usar essa funcionalidade então clique em Importar, logo abaixo da opção Arquivo. Será mostrado uma tela com a opção de escolha da origem das fotos (ou videos) e também uma miniatura da foto, o que permite uma seleção pessoal. É possível importar somente as fotos selecionadas ou importar todas de uma vez, bastando apenas clicar no botão correspondente à escolha.

Editar fotos

Há vários tipos de edição disponíveis no Picasa e todos eles são muito simples de serem usados. Para iniciar a edição da imagem clique duas vezes sobre ela com o botão esquerdo do mouse ou clique na imagem uma vez, em seguida clique em Imagem e por fim clique em Exibir e Editar. Será mostrado a esquerda algumas opções de edição (figura 3). Todas as edições desse tutorial encontram-se na aba Básico. Após as edições você pode voltar para a Biblioteca clicando no botão logo abaixo da opção Arquivo. Segue abaixo as edições mais comuns e de grande utilidade.

Figura 3: Menu de edições

Redimensionar fotos

A opção Cortar do menu (figura 4) serve para cortar fotos e salva-las em um novo tamanho, o que pode ser entendido como sendo     redimensionar imagens. Cortar fotos é útil quando queremos remover alguma pessoa de uma foto ou até mesmo remover objetos. Para cortar uma foto, supondo que você já clicou na opção Cortar, basta selecionar a nova área que a foto utilizará (figura 4). Se você não gostou da seleção então clique     em Redefinir senão clique em Aplicar.

Figura 4: Recortando uma foto

Veja abaixo que só aparece na imagem as três crianças, pois removemos as outras pessoas da foto (figura 5).

Figura 5: Foto recortada

Endireitar fotos tortas

Pode ocorrer de fotos ficarem tortas quando elas são mal escaneadas ou quando são originadas de uma câmera digital com defeito (figura 6). Veja abaixo um exemplo de foto torta (e antiga).

Figura 6: Foto torta

Para corrigir esse problema clique em Endireitar. Irá aparecer uma grade quadriculada sobre a imagem e logo abaixo haverá uma barra com um     botão deslizável. Deslize o botão para endireitar a foto torta e em seguida clique em Aplicar. Às vezes é necessário usar essa opção e logo em seguida usar a opção de cortar fotos. Veja abaixo a imagem editada e tente entender a razão (figura 7).

Figura 7
: Foto endireitada

Tirar olhos vermelhos

Às vezes a luz do flash faz surgir em uma fotografia pontos vermelhos nos olhos das pessoas. Esse efeito ocorre com alta frequência no dia-a-dia e muitos preferem retira-lo da fotografia. Veja abaixo um exemplo de olhos vermelhos (figura 8).

Figura 8: Fotografia com olhos vermelhos

Clicando em Olhos vermelhos você poderá selecionar a região que compõe o olho da pessoa na fotografia. Selecione-o de modo que a seleção fique focado somente a ele (figura 9).

Figura 9: Corrigindo os olhos vermelhos

Por fim, aplique as edições para remover olhos vermelhos de fotos, assim como foi corrigido na imagem abaixo (figura 10).

Figura 10
: Olhos normais

Retocar fotos

Remover pintas, espinhas, poeira, arranhões e corrigir imperfeições é o objetivo da função Retocar. Abaixo temos uma fotografia de uma garota com algumas manchas no rosto, provavelmente pintas. Quando a função Retocar está ativa o ponteiro do mouse, quando passado em cima da imagem, torna-se um círculo. Clique uma vez com o botão esquerdo do mouse no local que deseja-se corrigir (figura 11) e em seguida clique no local que deseja-se ser o substituto da área do primeiro clique (figura 12).

Figura 11: Foto de um rosto com manchas

Figura 12: Removendo as manchas do rosto

O Picasa é um excelente programa para retocar fotos, desde remoção de pequenas espinhas até corrigir imperfeições. Veja abaixo a fotografia já com a remoção da mancha (figura 13).

Figura 13
: Foto retocada (rosto sem manchas)

Adicionar texto em fotos

Função muito útil quando queremos inserir um texto sobre uma foto para representar a descrição de alguém, ou algo, contido na foto ou mesmo quando o texto irá categorizar a imagem. Clicando em Texto você terá a opção de mudar a fonte, tamanho, estilo (negrito, itálico e sublinhado), alinhamento, cor de preenchimento, cor da borda, espessura da borda e transparência do texto. Clicando sobre a figura você poderá digitar o texto. Veja abaixo uma imagem sem texto (figura 14) e logo em seguida uma imagem com texto (figura 15).

Figura 14: Imagem sem texto


Figura 15
: Imagem com texto

Exportar fotos

De volta à Biblioteca, e depois de editar as fotografias, nós poderemos exportar nosso album para uma pasta física do HD. Com isso será criado no computador uma pasta contendo todas as fotos (ou vídeos) contidas no álbum a ser exportado, permitindo assim uma manipulação direta dos mesmos. Isso significa que depois de exportar o álbum nós poderemos enviar as fotos para amigos, colocar as fotos no Orkut, adicionar as imagens no blog e etc. Para exportar um album selecione-o e logo em seguida clique no botão Exportar posicionado no rodapé da tela (fique atento para não selecionar somente uma imagem e acabar exportando somente ela). Em seguida será mostrado uma janela com as opções de inserir o local que será salvo a pasta do álbum, nome da pasta, tamanho da imagem, qualidade da imagem e adicionar marca d’água (figura 16). Após escolher as opções que lhe interessa mais clique em OK. Após o término da exportação o Windows Explorer abrirá já no local que você escolheu.

Figura 16: Exportando o álbum para uma pasta

Fonte:

Deixe um comentário