Uma pesquisa realizada pela empresa eCRM123(especializada em relacionamento com  clientes por meio da mídia social) mostra que mais de 60% das compras de Natal em 2012 serão feitas por meio de e-commerce. Por isso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, alerta: o crescente sucesso dos sites de compras não atrai apenas clientes, mas também cibercriminosos. Lojas virtuais falsas e spams com links maliciosos ocultos por promoções são alguns dos golpes comuns nessa época.

Segurança na Internet
Segurança na Internet

Para ajudar o consumidor a aproveitar a época festiva com segurança, a AVG Technologies dá algumas dicas de segurança para o uso do comércio online.

1- Cuidado ao informar seus dados pessoais

Qual a razão para divulgar endereço, informações de cartão de crédito e telefone em um site, se você estiver tentando obter algo gratuito na web? Nunca responda a e-mails que solicitem informações de cartão de crédito ou que direcionem para outros sites a fim de verificar informações pessoais.

2- Não deixe que seu antivírus expire

Garanta sua segurança: mantenha seu antivírus ativo e funcional. Certifique-se de manter-se protegido e atualizado com as últimas tecnologias de segurança.

3- Crie sua própria senha

Aproveite o final do ano para atualizar suas senhas e contas de e-mail. Crie uma senha para cada conta. Anote-as e guarde as informações em um local seguro.

4- Não utilize vários cartões de crédito

É muito mais fácil rastrear as transações e detectar atividades suspeitas se você utilizar apenas um ou dois cartões de crédito. Verifique se o cartão oferece proteção contra roubo. Além disso, imprima os comprovantes de suas compras online.

5- Atenção às promoções recebidas por e-mail

Os spams com ofertas são uma das principais ferramentas dos golpistas, e, infelizmente, muita gente cai no golpe de fim de ano. Os links disponibilizados no e-mail podem remeter à uma loja online falsa, para roubo de dados bancários e/ou instalação de software malicioso no computador.

6- Cuidado com links patrocinados

Desconfie de links patrocinados, que podem ocultar os mesmos riscos das promoções por spam.

7- Pesquise a reputação da loja

Busque informações na internet ou com amigos a respeito da idoneidade do e-commerce. Verifique se o site tem certificado digital e oferece conexão segura.

“O importante é agir com bom senso e cautela. Essa época do ano é uma grande oportunidade para cibercriminosos praticarem fraudes com cartões de crédito e débito e clonar identidades. Seguindo as dicas, é possível aproveitar as vantagens do e-commerce sem surpresas desagradáveis”, ressalta Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil e colunista do Canaltech.

Deixe um comentário