O grande objetivo das pessoas que criam um Site ou Loja Virtual é ganhar mais visibilidade. São empreendedores, profissionais liberais, micro e pequenas empresas que almejam visitantes, contatos e clientes. Estar na primeira página do Google é a maneira mais eficiente de alcançar esse objetivo, mas é necessário ter uma boa otimização SEO ou comprar os links patrocinados.

Porém, existe uma forma de divulgar grátis no Google e estar na primeira página e nas primeiras posições mas que muitos empreendedores desconhecem ou ignoram: a busca local ou Google Maps.

divulgacao site no Google grátis

Como divulgar grátis no Google

O Google Maps se tornou as “páginas amarelas” ou lista telefônica dos tempos modernos, já que exerce a mesma função, só que com muito mais eficiência. Ele exibe informações de localização, como endereço da empresa, telefone, imagens do local, opções de pagamento, avaliação de clientes e, logicamente, um mapa de como chegar. É muito importante a empresa estar atenta a esta questão, já que é quase certo esse usuário web se tornar um cliente em potencial.

Como funciona

Toda vez que alguém faz uma busca local por um serviço ou estabelecimento, como por exemplo, “restaurantes em sp“, “salão de beleza em niterói“, “advogados rj” etc. O Google retorna uma lista vertical com resultados locais, observe (clique para ampliar) :

buscas_locais-215x300

O Google sabe que toda vez que um usuário faz uma pesquisa inserindo a cidade, bairro ou localização específica, está buscando informações de empresas ou serviços próximos à sua localidade, assim como o endereço do estabelecimento e como fazer para chegar ao local.

Esses são os clientes locais. E são milhares de pessoas que diariamente buscam informações locais e muitas empresas estão perdendo oportunidade de fazer novos negócios e aumentar seus ganhos.

Como se cadastrar e começar a divulgar grátis no Google

Para aparecer nos resultados de buscas locais do Google Maps, é necessário fazer um cadastro no Google Places, que é o site responsável pelo cadastro de empresas que aparecerão nas buscas locais.

Acompanhe os 4 passos necessários para divulgar grátis seu negócio/empresa no Google

1º Passo – Criando uma conta no Google

Para começar o cadastro, é necessário que você tenha uma conta no Google, caso ainda não tenha, clique aqui para criar a sua.

2º Passo – Cadastrando no Google Places

Agora iremos ingressar no programa do Google. Clique aqui para acessar o Google Places. Na janela que abrir, insira seu email e senha do Google, caso não esteja logado:

divulgar_gratis_no_google

Na próxima tela, clique no botão “Adicionar nova empresa“, no canto superior direito:

adicionarEm seguida, aparecerá o primeiro formulário, solicitando o país de origem e o número de telefone do estabelecimento. Com essas informações é que o Google vai pesquisar para saber se não há alguma empresa já cadastrada nesse número. Insira o número de seu estabelecimento e clique em “Encontrar Informações da empresa“:

cadastra

Na próxima janela, aparecerá o formulário de informações da empresa. Vejamos como preencher cada campo corretamente.

Vamos imaginar que eu tenha uma escritório de advocacia no Rj chamado MARTINS e queira cadastrá-lo no Google Places. (este é apenas um exemplo, poderia ser uma padaria, salão de beleza, loja de brinquedos etc.).

No campo “Empresa/Organização“, segundo pesquisas do site SEOmoz, você deve preencher com o tipo de serviço/negócio que a empresa oferece e também a sua localização, isso aumenta as chances de alcançar as melhores posições no buscador. Basicamente, a estrutura ficaria desta forma:

Tipo de negócio + nome da empresa + localização

Observe a ilustração:

empresa

Nos próximos campos, você irá inserir o endereço do estabelecimento. É muito importante que você insira corretamente o endereço, com rua, número, bairro, cidade, Estado e Cep.

Insira também seu email e o endereço do site da empresa:

endereco

No próximo campo, “Descrição“, você deve inserir a atividade do estabelecimento, combinando palavras-chave com a mensagem direcionada ao usuário web.

3º Passo – Como descobrir palavras-chave locais

Utilize a ferramentas de palavras-chave do Google para escolher de 3 a 4 palavras para a descrição. No meu exemplo, eu descobri que a palavra-chave “advogados rj” tem incidência de 18 mil pesquisas mensais no Google. Isso sem dúvidas traria muitas ligações, visitas e clientes para meu negócio.

Explorando um pouco mais a ferramenta, descobri outras 2 palavras-chave relacionadas e que não exibem os mesmos resultados de buscas. Uma com 2.900 e outra com 800 buscas mensais. Clique na imagem abaixo e confira como ficou a pesquisa de palavras-chave para o nicho de exemplo (advogados) na ferramentas do Google:

divulgar_gratis_cad

Com base nessas palavras-chave, criei a seguinte descrição otimizada:

Advogados SP – Escritório de Advocacia em SP. Atuamos em diversas áreas, com Advogados trabalhistas, Advogados criminalistas, empresariais, entre outros. Agende uma consulta grátis.

No campo “Categoria“, você precisa indicar o que o seu negócio é e não o que ele faz. Por exemplo, no caso que estamos estudando, a minha empresa é um Escritório de Advocacia, porém, quando vou inserir esta informação no campo, não há nenhuma sugestão relacionada, as únicas relacionadas que aparecem são “Advogados” e “Advogado de Direito Penal”, então eu escolhi essas duas e criei mais 3 categorias personalizadas, já que é permitido inserir até 5.

É importante que você coloque o máximo de categorias relacionadas possíveis, pois assim estará ampliando a quantidade de buscas pelo seu negócio.

Isso porque é importante adicionar as categorias relacionadas que aparecem como sugestão, pois melhora a relação de palavras-chave. Perceba na imagem abaixo, que para cada categoria personalizada que criei, o Google exibe o seguinte aviso: Observação: você escolheu uma categoria personalizada.

relacao

Áreas servidas e configurações de local

Informe se sua empresa faz algum tipo de entrega a domicílio ou se é um ponto com atendimento único.

Horário de funcionamento

Essa também é outra parte do formulário que é bem simples de configurar, onde você informa os horários que seu estabelecimento funciona. É recomendável preencher corretamente essas informações.

horario

Opções de pagamento

Simplesmente adicione quais tipos de pagamento sua empresa aceita, seja direto e procure não omitir fatos, para evitar constrangimentos.

Fotos

Esta opção é muito importante para a imagem da sua empresa. São nestas fotos que o estabelecimento será mostrado ao usuário web, quando ele clicar no anúncio do Google Maps. Insira fotos de qualidade, em boa resolução e que exponham os seus serviços de maneira didática. Fotos do interior da empresa, fachada, atendimento etc. Procure enviar o máximo de fotos possíveis, ou seja, até 10 imagens.

Obs: a última imagem enviada, será a que vai ser exibida nos resultados, funcionará como uma “logo”.

Para adicionar, clique no botão “Escolher Arquivo“, selecione uma foto no computador e clique em “Adicionar foto“.

enviofotos

Vídeos

Outra opção importante para apresentar o estabelecimento ao cliente. Envie o máximo de vídeos possíveis, ou seja, até 5.

Detalhes adicionais

Essa parte é onde você irá informar aos usuários/clientes os serviços/produtos que serão encontrados na empresa. Estes detalhes servem de incentivo para que seu cliente visite o estabelecimento.

Para o exemplo que estamos acompanhando, listei como detalhes adicionais, os termos: Agendamentos; Consulta grátis; Aviso de Audiência.

agendamento

4º Passo – Confirmando a propriedade

Finalmente, terminamos o preenchimento das informações. Mas antes de clicar no botão ENVIAR, verifique se os dados estão corretos, principalmente o endereço e telefone. Pré-visualize na barra lateral à direita do monitor, pois é desta forma que aparecerá para o usuário.

resumo-126x300

Após clicar em ENVIAR, você precisa confirmar o registro da sua empresa e então são apresentadas 3 opções:

Telefone – você receberá uma ligação de um funcionário do Google, para que eles possam confirmar que você é o dono do estabelecimento, do número de telefone informado etc.

SMS – será enviada gratuitamente uma mensagem SMS com um número de PIN. Basta inserir o PIN no local indicado da etapa seguinte.

Cartão Postal – Você receberá uma correspondência com um número de PIN, assim estará confirmada a localização do estabelecimento.

Recomendo a opção de Cartão Postal, por ser mais segura, aos olhos do Google, mesmo sabendo que ela demora 3 a 4 semanas para ser viabilizada.

Clique no botão Finalizar e aguarde o recebimento do PIN.

E é isso! Sua empresa será cadastrada no Google Maps e, consequentemente, suas chances de receber visitas, contatos e clientes aumentarão.

Conclusão

Definitivamente, o Google Maps é um atalho para a “tão sonhada primeira página do Google”. E o mais interessante, é que os usuários que estão por lá, são na esmagadora maioria, clientes em potencial, já que são eles que estão buscando o serviço, o que não acontece quando se anuncia nos links patrocinados, onde é a empresa que precisa oferecer seus serviços para várias pessoas e quem sabe, alguma se interessa.

Não importa o tamanho da sua empresa. A busca local funciona para um simples consultório dentário como para uma concessionário multinacional.

Se sua empresa/negócio/empreendimento/serviço se encaixa nas características “locais”, e ainda não está cadastrada no Places, está na hora fazê-lo e gerar mais lucros. Aproveite e cadastre o estabelecimento se baseando nas dicas aqui do blog, que se encontram todas otimizadas para um melhor posicionamento no Google Maps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *